Prepare-se para uma jornada transformadora com Racismo Estético: Decolonizando Mentes, uma obra provocadora que desafia as normas estéticas enraizadas na colonização e convida o leitor a refletir sobre a beleza em sua diversidade. Este livro é um chamado à ação para desconstruir os padrões que marginalizam o que é nativo, negro e indígena. Dividido em cinco seções instigantes:
Encarando e desconstruindo o olhar colonizador
Aquele do cabelo de bombril?
Na minha pele
Dos Tambores às latas de spray. Sim, é Arte e negra!
Decolonizando mentes e estéticas
— O livro aborda temas cruciais, como a relação entre estética e subjetividade, as influências da colonialidade na percepção da beleza e a urgência de uma reconfiguração de nosso olhar. Além de explorar, ainda, a Teoria Racial Crítica e o Letramento Racial Crítico como fundamentos para as análises que ilustram como o racismo estético ocorre.
Através de uma escrita acessível, mas profunda, o autor nos guia por um caminho de reflexão e resistência. Em um dos trechos, Xavier afirma: “A estética colonial não celebra a diversidade, mas impõe um ideal que marginaliza o que é nativo, o que é negro, o que é indígena.” Essa citação lembra da importância de desafiar essas imposições e valorizar todas as formas de beleza. Ao longo das páginas, o autor nos convida a questionar nossas próprias percepções e a reconhecer a riqueza cultural que frequentemente é ignorada.
Com uma análise crítica que transita desde a linguagem, as artes, a arquitetura, a literatura, a música e a moda, a obra destaca como as questões raciais e estéticas estão interligadas, ressaltando a importância de promover uma cultura inclusiva e representativa.
Adquira já seu exemplar e inicie sua jornada de decolonização mental e estética!
Peso 0,251 kg
Dimensões 14,5 × 21,5 × 1,02 cm
Nº Páginas 185
Capa Brilho,
SEM orelha
Data da Publicação: 09/2024
Impressão: Preto e Branco (Papel Avena / Pólen)
Tamanho: 14,5 x 21,5 cm
Edição independente
Autor: Seu João Xavier
Faixa Etária Recomendada: SEM CLASSIFICAÇÃO